quinta-feira, 15 de julho de 2010

MOBRAL: CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE ALFABETIZAÇÃO

1. VENCEU O MELHOR - Gostei da vitória da Espanha na COPA. É o país que mais investe no futebol profissional mundial e propicia os melhores espetáculos desse esporte atualmente. Claro que preferia a vitória do Brasil, mas como não deu... Na COPA de 1950, no Maracanã, a Espanha me possibilitou ver uma das maiores atuações de uma equipe e de um jogador de futebol: a seleção brasileira liderada por Zizinho, para mim o maior craque brasileiro de todos os tempos. E nós todos, nas arquibancadas, cadeiras e gerais, cantávamos em coro: “Eu fui às touradas de Madri...” Enquanto o Brasil “enfiava” 6 x 1 nos espanhóis. Devo as grandes emoções daquele dia remoto à Espanha. Além do mais, no caso específico do jogo da Final deste ano, minha torcida era bem definida. Os holandeses desenvolvem um futebol violento e intencionalmente maldoso. No jogo com o Brasil entraram deliberadamente para que algum jogador brasileiro fosse expulso – e conseguiram ! Desde o início da partida foram desleais, se atiravam ao solo em todos os contactos com os jogadores brasileiros e reclamavam um cartão do juiz. Apitaram o jogo sob a complacência do árbitro. Aliás, a COPA foi caracterizada por árbitros fracos, erros clamorosos, uma bola indomável e um público maravilhoso. Olé ! E arriba Espanha !
2. COPA DE 2014 – Já marquei com meu amigo Carlos Eduardo da Silva Pinto para vermos juntos um dos jogos da COPA de 2014. Em 1950 estávamos no Maracanã quando o Brasil estreou contra o México, vencendo por 4 x 0. O motorista do Dr. Mário da Silva Pinto, pai de Carlos Eduardo, nos levou - éramos muito garotos. Carlos Eduardo me lembrou outro dia que havia uma grande poeira cinza pairando sobre todo o estádio, pronto poucas semanas antes do evento. Como chove pouco no Rio em junho e julho e não o lavaram.. Ficamos espremidos no meio da multidão, mas a vitória compensou. Nos jogos posteriores do Brasil, contra a Espanha e a Suécia, fui com a turma de rapazes mais velhos da Montenegro – Dilermando, Vantuil, José Fernandes e Paulo Príncipe, se não me engano. Foi um milagre me deixarem ir, mas por influência do Dr. Álvaro Borges, amigão do meu pai, fui liberado. O aperto continuou o mesmo, mas as vitórias da nossa Seleção foram inesquecíveis. Em 2014 vamos revisitar juntos - Carlos Eduardo e eu - aquelas velhas emoções.
3. EMPREGO PARA TODOS - O primeiro semestre de 2010 foi bom para os trabalhadores brasileiros, com a criação acumulada de 1.473.320 novos empregos formais – quase 250 mil a cada mês. Em junho houve a geração de 212.952 postos de trabalho. O Brasil tem hoje 34.474.339 empregos com carteira assinada, uma das maiores forças de trabalho do mundo.
3. BEM-AMADO – vem aí o filme Bem-Amado, com o Nanini, recordando aquela novela em que Paulo Gracindo deu um show de representação. Seu personagem, o Prefeito Coronel Odorico Paraguaçu, ficou mal-afamado sobretudo pelo seu empenho em construir um cemitério em seu Município. Na novela isso aparecia como uma falha grave de gestão na Prefeitura. Preconceito de citadinos. No meu tempo de MOBRAL, ao fazer um Censo de analfabetos, nossa Coordenadora no Rio Grande do Norte, Lurdinha Bittencourt, chegou ao sopé de uma serra que diziam habitada por umas poucas pessoas. A turma do MOBRAL subiu, em quatro horas de caminhada. Surpresa. Encontrou milhares de pessoas vivendo lá, fora do mundo... Na poética Serra do João do Vale. O MOBRAL começou a trabalhar com a comunidade descoberta, alguns funcionários chegaram a morar lá durante algumas semanas e realizaram uma campanha de alfabetização intensiva, cursos de educação sanitária, atividades culturais, treinaram monitores locais etc etc etc Lurdinha foi ao Governador Tarcísio Maia, obteve seu apoio e uma estrada começou a ser construída. Os moradores da Serra penavam: costumavam descer a pé, em grupo, revezando-se como carregadores, quando era preciso transportar seus mortos. Diziam que como seu cemitério não havia sido benzido por um padre, ocorriam problemas macabros: de quando em vez as sepulturas apareciam reviradas. Daí, enterrarem seus defuntos tão longe, em Augusto Severo. Sua maior aspiração era ter um cemitério inaugurado por um padre. Não sabiam que os muros tinham que ser aprofundados com cortinas de concreto, para evitar a entrada de tatus no Campo Santo – esse era o problema dos túmulos revirados. De qualquer forma, o Governador Lavoisier Maia, sucessor de Tarcísio, reconstruiu o cemitério, foi lá de helicóptero com um padre para inaugurá-lo e o povo ficou feliz como ninca. Em 8 de setembro de 1981 - eu já havia saído do MOBRAL - a UNESCO nos deu seu maior Prêmio de Alfabetização pelo trabalho na Serra do João do Vale. Por termos descoberto um Brasil lindo, mas desconhecido e abandonado...

7 comentários:

  1. Eu também vi Brasil x Espanha. Você tem razão: o Zizinho era incrível ! Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Arlindo
    Falando sobre emprego devo dizer a vc, que é especialista, que fiquei preocupado após tomar conhecimento do resultado do ENEM, com o nosso Estado do Rio ocupando uma das últimas colocações.
    Na minha opinião, essa performance medíocre deverá influir na taxa de empregabilidade na nossa área já que ela será sempre influenciada pela qualidade dos ensinos médio e técnico.O pessoal capacitado deverá vir de outros estados o que, no mínimo,é indesejável para os fluminenses.
    Quanto à Copa 50, também estive no jogo contra Espanha e contra a Suécia (7x1).Bons tempos de Maracanã super lotado.
    Um abraço,
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  3. Ronaldo: você tem razão, quando afirma que a qualidade da educação influi sobre a empregabilidade. Até os dias correntes o Rio estava sendo exportador de talentos, mas se a má qualidade da educação persistir, o quadro vai mudar. No momento temos grandes investimentos sendo feitos no Rio (Tipo CSA na siderurgia e Comperj na petroquímica) e precisamos de muita gente qualificada. No caso de petróleo e gás já temos muitos estrangeiros trabalhando no Rio, por falta de pessoal local. Em 2014 vamos repetir nossa COPA de 1950. Abraços. Arlindo

    ResponderExcluir
  4. Arlindo,
    Ouvindo o jogo FluxBota e o empate acaba de acontecer,resolvi então para desviar minha atenção,pensar sobre a Copa de 2010 e como bonita foi a vitória da Espanha(Barça em sua maioria, é meu time europeu)futebol ofensivo e criativo contra a truculência holandesa.
    Copa de 1950,já decidida pela FIFA em 1946-1 ano após o fim da 2ªguerra mundial-Brasil sede da 4ª Copa rebatizada de Jules Rimet,nome do
    francês que dirigiu a Fifa desde 1921 até 1954.
    -13 países participaram da Copa de 50;
    -Bolívia,Brasil,Chile,Esapanha,Estados Unidos,Inglaterra,Itália, Iugoslávia,México,ParaguaiSuécia,Suíça e Uruguai-dizem que a Argentina não compareceu por não ter sido escolhida como sede-Japão e Alemanha,"Potências do Eixo" 2 nações ainda proibidas de participar até de rodada de bingo,enquanto a Itália que fazia parte destas Potências, por ser defensora do Bicampeonato Mundial escapou do veto.
    -Barbosa,Augusto,Juvenal,Bauer,Danilo,Bigode,Friaça,ZIZINHO,ADEMIR(artilheiro da Copa com 9gols),Jair e Chico -este foi o time que ofereceu a uma platéia de 150mil torcedores,emoções intensas de alegria e tristeza, mas quando a cortina da Copa de 1950 se abriu , num 16 de julho, apresentou sua arena popular ,O MARACANÂ,ao mundo.A COPA da marchinha"TOURADAS EM MADRI"DO maravilhoso compositor Braguinha e nosso 6x1 contra a Espanha.
    Eu tinha 12 anos e meu pai decidiu que não
    deveria me levar. Chorei muito, mas esta decisão me fez amante deste jogo belísssimo -O TUTEBOL.......E O fLUMINENSE TERMINA O JOGO DESTE 25 DE JULHO DE 2010 EMPATADO COM O BOTAFOGO ....NÃO ERA O DIA....Saudações Tricolores /Thereza







    até de rodada de bingo,quanto a Itália

    ResponderExcluir
  5. Uma vez que tanto falaram da Copa de 50, tenho uma curiosidade nas minhas pesquisas e acervos sobre o voleibol brasileiro. A equipe feminina do Clube de Regatas Icaraí excursionou ao Uruguai logo após o Mundial em navio da linha "C". Entre várias fotos destaquei aquela em que consta o goleiro campeão de futebol, Máspoli. Inclusive, com o seu autógrafo.

    ResponderExcluir
  6. Roberto: realmente uma coincidência interessantíssima que seu livro vai relatar. Obrigado a todos que comentaram. Arlindo

    ResponderExcluir
  7. boa noite Arlindo, estou usando este espaço da postagem para fazer um primeiro contato. sou aluno de historia e pesquiso o Mobral. neste momento estou analisando algumas das cartilhas e me surpreendeu a forma como a cultura popular é nelas valorizada.
    gostaria de conversar sobre o movimento com o senhor, caso seja possivel deixo abaixo meu email, e desde já agradeço:
    jmaxsuel17@hotmail.com

    ResponderExcluir